Reeditado e com informações de Fev/07.
Leia também: 'Cláusula de barreira - opiniões'
Supremo derruba cláusula de barreira
Opinião pessoal: Vence a democracia.
Infelizmente continuamos a nos debater com os efeitos, sem nunca tocar nas causas.
A questão dos pequenos partidos que se tornam 'partidos de aluguel' não está relacionada com a sua existência ou não, mas, sim, com sua área de atuação.
É imperiosa e urgente a adoção de medidas para possibilitar a criação de partidos locais, começando pelo começo: o pequeno partido só poderá lançar candidatos para vereador. Se for bom vai crescer, então poderá disputar vagas para deputado e prefeito. Se for bom vai crescer, deputado federal, e assim por diante.
Aí sim teremos verdadeiros representantes das intenções da população.
Voto distrital.
A atual legislação só permite a criação de partidos com atuação a nível nacional, o que é uma aberração e um atentado aos direitos do cidadão.
Infelizmente somos mesmo uma republiqueta e, em 28.02.07, o Senado aprovou a reimplantação desse mecanismo para não tirar as mãos cheias de dedos da nossa grana.
Leia em: 'Projeto sobre cláusula de barreira é aprovado em comissão do Senado'
Supremo derruba cláusula de barreira
Redação O Estado do Paraná [08/12/2006]
Brasília (AE) - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ontem inconstitucional a regra da cláusula de barreira ou desempenho. A partir de 2007, a cláusula de barreira limitaria o funcionamento parlamentar dos partidos pequenos, que não obtiveram um percentual mínimo de votos na eleição passada. Com a decisão do STF, todas as legendas (pequenas, médias e grandes) terão os mesmos direitos das últimas eleições. O STF concluiu que era inconstitucional dar tratamento diferente para siglas diminutas e grandes. Com a cláusula de desempenho, as agremiações pequenas não teriam direito a pleno funcionamento parlamentar. Mas, como a norma caiu, os partidos, pequenos, médios e grandes, continuam a ter os mesmos direitos. Todos os ministros do Supremo Tribunal seguiram o voto do relator, ministro Marco Aurélio Mello, que reconheceu o direito das minorias. No voto, Mello observou que ...
Leia o restante dessa matéria em 'Supremo derruba cláusula de barreira'
Procuram-se ministros do Supremo Tribunal Federal
-
Por Lucas Berlanza
O triste acontecimento de 13 de novembro, objetivamente falando, foi que um
infeliz compatriota resolveu cometer suicídio explodindo-s...
Há 6 horas
0 comentários:
Postar um comentário
Agradeço muito seu comentário, porém comentários ofensivos, ou em CAIXA ALTA, ou escritos em miguxês, ou ainda em internetês serão deletados.