A Andaluzia (ou Andalucía, em espanhol) é uma região autônoma situada no sul da Espanha com aprox. 8 milhões de habitantes e banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.
As cidades da Andaluzia mais conhecidas dos brasileiros são a capital Sevilha - terra de lendas como Don Juan, Carmen e onde está enterrado Cristóvão Colombo - Málaga, Córdoba, Granada e Jerez de la Frontera, na província de Cadiz, famosa pelo circuito de fórmula um.
O turismo é diversificado, mas o destaque são as famosas praias ao sul da região, banhadas pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Atlântico. Ao norte, há a opção de esportes na neve. Há também o turismo cultural, devido aos prédios históricos que nos remetem aos tempos das ocupações da península ibérica por fenícios, gregos, cartagineses, império romano, vândalos, visigodos, muçulmanos, árabes e finalmente, pelos reis católicos, que expulsaram os últimos mouros da região.
Todos esses povos deixaram suas marcas na região e na cultura da Espanha, como as touradas, o flamenco e centenas de conjuntos arquitetônicos.
Talvez seja devido a toda essa história de invasões e ocupações que na Andaluzia encontrem-se tantos casarões históricos com magníficos pátios internos, ricamente decorados, e considerados como paraísos de descanso e harmonia para os moradores.
Veja abaixo alguns desses paraísos:
Obs: É melhor ver em tela cheia!
Patios Andaluces