No caso das resoluções de início de ano, o autoconhecimento e a autoconfiança devem vir conjugadas com uma estratégia que garanta o êxito de sua aplicação. Essa estratégia pode ser condensada em uma sigla simples: I.D.A.S .
O "I" significa a intenção de se fazer algo. É a manifestação do desejo de se realizar algum feito ou de se produzir algum resultado.
O "D" evoca a palavra decisão. Depois de se desejar que algo seja feito, é necessário levar firmemente o seu projeto à frente, atitude que foi baseada no processo de autoconhecimento.
A letra "A" lembra que intenções e decisões não são suficientes para a efetivação de um projeto. É necessária a ação, o ato de realizar e transformar o desejo que está no plano ideal para o mundo concreto.
Se pensarmos em nossa realidade, muitas decisões tomadas na virada do ano chegam até este ponto. Algumas não passam do plano da decisão, mas, tomando o exemplo da vontade e da decisão de emagrecer, muitos executivos chegam a se matricular em academias de ginástica, o que se identificaria pela ação, mas não prosseguem nesse projeto.
Isso porque falta a aplicação do "S", que nada mais é do que a sustentação do projeto. Não é suficiente apenas tomar a decisão. É preciso que cada um promova um compromisso consigo mesmo, com persistência e força de vontade, para que essa meta seja perseguida até o fim.
Vale lembrar que a intenção ou a inspiração é um fator que brota da alma. Já a decisão de prosseguir com a idéia é um exercício da mente, enquanto que a ação é realizada pelo corpo. E, finalmente, a sustentação, que é o que mantém o projeto vivo e é o passaporte para o sucesso, é uma combinação desses três elementos e representa o equilíbrio, a harmonia e o alinhamento da trilogia alma, mente e corpo nos projetos adotados.
Se qualquer um desses elementos for embora, não há como levar sua resolução ou projeto até o fim.
O ano só está começando. Ainda há tempo de se buscar o autoconhecimento, adquirir autoconfiança e buscar metas que estejam alinhadas com os seus valores. E, para a sua implementação, não se esqueça de aplicar a regra do I.D.A.S.
Comece com a intenção de fazer algo, decida por isso, tome atitudes para alcançar a sua meta e não se esqueça de buscar a sustentação desse projeto.
Se alma, mente e corpo trabalharem integradas em prol desse projeto, o universo só conspirará a seu favor.
Portanto, tenha boas "idas" para ter bons "retornos"!
(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9) (Robert Wong - Sócio-diretor da P&L e Robert Wong Consultores Associados. Autor de "O sucesso está no equilíbrio")