segunda-feira, 30 de abril de 2007

A 'Revolução Prudente' de Lula

Quando eu falo, cansativamente, em 'autonomia local', em 'regionalização', em 'características locais' e em 'descentralização', sempre ouço os mais inacreditáveis argumentos para dizer que isso não funciona e que não serve para o Brasil. Algumas vezes as pessoas são até bastante agressivas.

Pois bem: aí está o texto 'Competitividade' do jornal argentino La Nación, que assim como outros textos que já publiquei aqui, também afirma que o governo deve parar com a utopia de planos nacionais e deve se concentrar em planos regionais para obter um verdadeiro crescimento. Essa é a conclusão dos empresários brasileiros reunidos na CNI, mostrando que está ficando cada vez mais claro que o centralismo é a principal mazela do país, e o principal causador da morosidade do nosso crescimento.

Quer dizer, os caminhos para o crescimento do país e a redução das desigualdades estão aí, conhecidos e solicitados: descentralização, maior autonomia local, planos regionais. É só aprender com quem já acertou!

E quem já acertou? Bem, só TODOS os países que nós chamamos, desdenhosamente (para esconder a inveja), de 'primeiro mundo'.

GermanoCWB

A matéria abaixo foi exraída da 'Folha Dinheiro'

30/04/2007 - 08h14

"Revolução prudente" de Lula cria potência econômica, diz jornal


da BBC Brasil


Uma "revolução prudente" liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva está fazendo nascer uma "potência econômica" do Brasil, afirma matéria publicada nesta segunda-feira no jornal italiano La Repubblica.


"Aquele líder barbudo que por muitos anos foi o espantalho do grande capital acabou se tornando o presidente do Brasil que agrada o mundo das finanças e da indústria", diz o texto.


"As empresas crescem, o mercado interno se desenvolve e também os capitalistas."


Em tom positivo, o artigo nota que "o Brasil mantém sua posição de guia do continente, maior exportador regional, e economia mais industrializada capaz de produzir fenômenos empreendedores notáveis".


"Famílias novas e tradicionais consolidam seus poder e se expandem para o exterior", diz o Repubblica, citando empresários como Roger Agnelli, que encabeça a Companhia Vale do Rio Doce, os banqueiros Joseph e Moise Safra, o governador do MS e plantador de soja, Blairo Maggi, e os irmãos Constantino, da Gol.


No entanto, a matéria ressalva que "a transição para uma economia capitalista moderna permanece incompleta', porque ainda falta resolver 'o problema da forte desigualdade".


"O país mantém as contradições de sempre, com um desenvolvimento econômico que não reduz as desigualdades e a incapacidade, nos últimos vinte anos, de criar um novo modelo de industrialização."


Competitividade


O diário argentino La Nación traz uma matéria em que descreve o debate, no Brasil, para "reverter a perda de competitividade".


"O Brasil perdeu posições em conhecimento e competitividade em relação à Argentina e outros países da América Latina", diz o texto.


O problema foi debatido em um encontro promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em que, segundo o jornal, os empresários 'pediram políticas ativas' do governo: taxas de juros mais baixas, investimentos em inovação tecnológica e um marco regulatório mais simplificado.


De acordo com o diário argentino, empresários no encontro disseram que o país não pode pensar apenas em um plano nacional, e deve investir na regionalização econômica para garantir um desenvolvimento sustentável.


Efeito à distância


Preços de sucos de laranja já estão aumentando no Japão em decorrência da expansão das áreas de plantação de cana-de-açúcar para fabricação de biocombustível, afirma matéria do diário japonês Yomiuri Shimbun.


Segundo o jornal, grande parte do efeito inflacionário se explica pela transformação de áreas de cultivo no Brasil, produtor de 60% de toda a laranja mundial. A menor oferta de laranja eleva o seu preço.


A matéria diz ainda que o aumento dos sucos de laranja já ameaça criar um 'efeito dominó' sobre o preço de outros sucos de fruta industrializados.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons