terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Eneagrama - Ótimo teste





 O Eneagrama - o que é?


A partir dos anos 70, o mundo começou a despertar para este extraordinário sistema que permite mapear com segurança os tipos psicológicos básicos do ser humano. A eficácia do Eneagrama e seu valor prático na psicoterapia, psicologia e terapias alternativas, já foram devidamente comprovados, entre outros, por testes psicológicos internacionalmente conhecidos como o MBTI, o IMPI e a Escola de Autoavaliação de Milton-Illinois.


É oportuno lembrar a advertência dos sábios: o Eneagrama não pode ser aprendido apenas intelectualmente, é necessário uma vivência real de cada um dos seus aspectos. Apesar disso, a maioria das pessoas parece contentar-se em aprendê-lo somente através dos textos.


FAÇA O TESTE


http://istoedinamica.terra.com.br/istoe/testes/teste_tipo_psicologico/abre.asp


O Eneagrama - Os 9 traços


Traço 1
Preocupados sempre em fazer o correto, os possuidores da Traço 1 acreditam que existe uma forma ideal de perceber e atuar no mundo, por isso, são extremamente críticos consigo mesmos e com os outros. A renúncia das suas necessidades gera o ressentimento e a raiva, que são constantemente reprimidas pela seu modelo de ser humano perfeito. Tipos 1 são fieis e são capazes de projetar um idealismo ético, além da satisfação de realizar um trabalho bem-feito.


Para saber mais:


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/1mascara.asp


Traço 2
As pessoas que possuem a Traço 2 estão sempre buscando ajudar aos outros, porém não de uma forma totalmente altruística, mas também para receber como troca o amor das pessoas. Constróem suas relações de uma forma em que se tornem indispensáveis, e se orgulham disso. Uma Traço 2 evoluída desenvolve a capacidade de dar amor de uma forma genuína.


Para saber mais:


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/2mascara.asp


Traço 3
Buscam ser admirado e amado pelo sucesso de suas realizações. Sua principal área de interesse é o trabalho e confundem o seu "Eu real" com seu papel profissional diante do mundo. Torna-se aquilo que faz. Obcecado pela imagem, acabam reprimindo os próprios sentimentos e mimetizam a forma mais apropriada para exaltar seu desempenho em cada situação. Numa manifestação positiva, a Traço 3 pode produzir uma liderança eficiente.


Para saber mais:


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/3mascara.asp


Traço 4
Focalizam sua atenção no amor ausente, sentindo-se frustrados quando o amor está ao alcance. Possuem, por isso, um forte sentimento de abandono e perda. Evitam o comum e o ordinário, o ideal nunca é o aqui e o agora. São trágicos, sensitivos, artísticos. Por outro lado, podem desenvolver uma profunda sensibilidade, emotividade e uma grande capacidade de auxiliar aos outros.


Para saber mais:


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/4mascara.asp


Traço 5
Sempre em busca da privacidade e do não envolvimento, os possuidores da Traço 5 supervalorizam o autocontrole em busca das chaves de funcionamento do mundo. Em sua fuga do mundo e necessidade de controle, armazena conhecimento e busca formas de explicar as emoções. Sua postura distanciada pode produzir análises mentalmente claras e confiáveis.


Para saber mais:


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/5mascara.asp


Traço 6
Questionadores, sentem-se usualmente ameaçados, suspeitam das motivações dos outros e buscam pistas que comprovem a sensação de medo. Os tipos 6 fóbicos paralisam-se em situações de conflito. Por outro lado, os 6 contra-fóbicos enfrentam o medo de forma agressiva. Em qualquer caso, o mundo sempre será um local ameaçador, o que o faz desenvolver a capacidade de identificar as intenções ocultas.


Para saber mais:


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/6mascara.asp


Traço 7
Os tipos 7 são geralmente alegres e radiantes, a vida deve ser antes de tudo prazerosa. Refugiam-se, contudo, no prazer mental, evitando a dor e o sofrimento. Temendo a limitação, tentam escapar do compromisso mantendo múltiplas opções. Sua forma de prestar atenção às múltiplas possibilidades podem levá-los a sintetizar conexões criativas e inovadoras.


Para saber mais:


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/7mascara.asp


Traço 8
Preocupados com a justiça e o poder, os possuidores da Traço 8 combatem pela defesa de si mesmo e dos seus protegidos. Percebem as situações de formas extremas; "oito ou oitenta", tendendo a agressividade. Desejam previsibilidade e controle em suas vidas, porém, tendo-o alcançado, rapidamente tornam-se entediados e buscam novos desafios para defender. Tipos 8 evoluídos podem demonstrar líderes capazes de utilizar sua energia extra com sabedoria.


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/8mascara.asp


Traço 9
Amáveis e agradáveis, os possuidores da Traço 9 levam a fama de serem "gente boa". Estão sempre dispostos a prestar um auxílio aos outros, desviando-se, contudo, de seus desejos e metas pessoais. Por outro lado, podem ser excelentes diplomatas, conselheiros, negociadores e uma ótima companhia para um bom papo.


Para saber mais:


http://www.escolaeneagrama.com.br/eneagrama_site/scripts/9mascara.asp

2 comentários:

Jaime Manoel disse...

É demais, parabéns.
Gostei muito, é muito informativo!!!

Tweets that mention Eneagrama – Ótimo teste | GermanoCWB -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Joice Mara Antonholi. Joice Mara Antonholi said: Vale a pena espiar esses dois sites: http://migre.me/t44l ☼ http://migre.me/t44C [Eneagrama] [...]

Postar um comentário

Agradeço muito seu comentário, porém comentários ofensivos, ou em CAIXA ALTA, ou escritos em miguxês, ou ainda em internetês serão deletados.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons