domingo, 4 de fevereiro de 2007

Autoconhecimento - I.D.A.S.

Ter autoconhecimento para identificar aonde se quer chegar, significa, em outras palavras, que a pessoa terá autoconfiança suficiente para ter certeza de que as metas que escolheu serão alcançadas. É o primeiro passo para se alcançar o sucesso profissional e o equilíbrio em suas decisões. Saber identificar seus valores e aspirações pessoais é o fundamento de toda e qualquer decisão.
No caso das resoluções de início de ano, o autoconhecimento e a autoconfiança devem vir conjugadas com uma estratégia que garanta o êxito de sua aplicação. Essa estratégia pode ser condensada em uma sigla simples: I.D.A.S .
O "I" significa a intenção de se fazer algo. É a manifestação do desejo de se realizar algum feito ou de se produzir algum resultado.


O "D" evoca a palavra decisão. Depois de se desejar que algo seja feito, é necessário levar firmemente o seu projeto à frente, atitude que foi baseada no processo de autoconhecimento.


A letra "A" lembra que intenções e decisões não são suficientes para a efetivação de um projeto. É necessária a ação, o ato de realizar e transformar o desejo que está no plano ideal para o mundo concreto.
Se pensarmos em nossa realidade, muitas decisões tomadas na virada do ano chegam até este ponto. Algumas não passam do plano da decisão, mas, tomando o exemplo da vontade e da decisão de emagrecer, muitos executivos chegam a se matricular em academias de ginástica, o que se identificaria pela ação, mas não prosseguem nesse projeto.
Isso porque falta a aplicação do "S", que nada mais é do que a sustentação do projeto. Não é suficiente apenas tomar a decisão. É preciso que cada um promova um compromisso consigo mesmo, com persistência e força de vontade, para que essa meta seja perseguida até o fim.
Vale lembrar que a intenção ou a inspiração é um fator que brota da alma. Já a decisão de prosseguir com a idéia é um exercício da mente, enquanto que a ação é realizada pelo corpo. E, finalmente, a sustentação, que é o que mantém o projeto vivo e é o passaporte para o sucesso, é uma combinação desses três elementos e representa o equilíbrio, a harmonia e o alinhamento da trilogia alma, mente e corpo nos projetos adotados.


Se qualquer um desses elementos for embora, não há como levar sua resolução ou projeto até o fim.
O ano só está começando. Ainda há tempo de se buscar o autoconhecimento, adquirir autoconfiança e buscar metas que estejam alinhadas com os seus valores. E, para a sua implementação, não se esqueça de aplicar a regra do I.D.A.S.


Comece com a intenção de fazer algo, decida por isso, tome atitudes para alcançar a sua meta e não se esqueça de buscar a sustentação desse projeto.


Se alma, mente e corpo trabalharem integradas em prol desse projeto, o universo só conspirará a seu favor.
Portanto, tenha boas "idas" para ter bons "retornos"!
(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9) (Robert Wong - Sócio-diretor da P&L e Robert Wong Consultores Associados. Autor de "O sucesso está no equilíbrio")

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço muito seu comentário, porém comentários ofensivos, ou em CAIXA ALTA, ou escritos em miguxês, ou ainda em internetês serão deletados.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons